Retenção de líquidos

Ficar com o corpo inchado, retendo líquidos pode ser um grande incômodo, e ocorre em várias situações por motivos diferentes. Pode ser decorrente de hipertensão arterial, gestação, pós cirurgia, alterações renais, má alimentação, período pré-menstrual, entre ousas causas. Aqui vão algumas dicas para ajudar nas situações mais simples.
1. Beba água: imagine o corpo humano como uma esponja. Quando você põe pouca água na esponja ela fica pesada, retendo a água, encharcada. Quando vocês põe mais água ela começa a escorrer o líquido. No nosso corpo também é assim. Se você bebe pouca água, ele vai reter o pouco que você consumiu. Se você beber um pouco mais, ele vai eliminar o excesso. A quantidade de água a ser consumida varia, mas em média 1,5 litros por dia é uma boa quantidade.
2. Reduza o consumo de sal. Use menos sal no preparo dos alimentos, troque o sal refinado pelo sal rosa, que tem um menor teor de sódio. Troque a manteiga com sal pela sem sal, tire o sal da salada, e evite alimentos industrializados, a quantidade de sódio desses alimentos é muito alta.
3. Equilibre o consumo entre sódio e potássio, para tanto, aumente a oferta de alimentos ricos em potássio (melancia, banana, verduras e legumes crus entre outros).
4. Inclua alimentos diuréticos na sua rotina: agrião, alho, alho poró, aspargo, cebola, chuchu, pepino, salsão, salsinha, abacaxi, banana, maracujá, melancia, melão, morango.
5. Use chás de ervas diuréticas, como a cavalinha, chá de alecrim ou de “quebra-pedra”.

Em casos mais graves como nas alterações renais, procure seu médico ou nutricionista.

Visualizações: (36)
0

Carrinho